O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - FENABRAVE Sergio Reze, expôs a preocupação com a concorrência entre as locadoras de veículos e as concessionárias das marcas mais tradicionais do país General Motors, Fiat, Ford e Volkswagen.
Mas qual a relação entre as locadoras de veículos e as concessionárias ?
Segundo Reze, a compra de grandes lotes de veículos pelas locadoras junto às fábricas faz com que essa empresas consigam descontos de até 35%, até aí nenhum problema. Ocorre que algumas locadoras revendem os carros meses após a compra com preços imbatíveis, é que como prestadoras de serviços não são obrigadas a recolher o ICMS e recolhem Imposto de Renda apenas sobre a diferença entre preço de compra e da venda, algo diferente com que acontece com as concessionárias que são obrigadas a recolher o ICMS.
Parte das locadoras além de venderam seus estoques de carros sem uso, possuem em sua maioria veículos motor 1.0 que apesar de estarem em queda, ainda conseguem atrair muitos consumidores e também servem para as montadoras desovarem seus estoques desse tipo de carro.
Todo esse cenário desfavorece as concessionárias que nem de longe conseguem praticar os mesmos preços das locadoras, influenciando diretamente na lucratividade e aumentando o estoque nos pátios que hoje está em 40 dias quando o ideal seria entre 20 a 22 dias. Sergio Reze explica que não é contra as locadoras, mas que as mesmas condições de venda dadas à elas por parte da montadoras deveriam ser oferecidas às concessionárias.
Confira na íntegra a reclamação do presidente da FENABRAVE sobre a migração de consumidores das concessionárias para as promoções das locadoras.
Link: