Saturday, March 12, 2011

A partir de segunda-feira (14/03) National Geographic exibe a Semana da Velocidade.


A partir desta segunda 14/03 até sexta 18/03 - às 22h, o canal por assinatura National Geographic exibe uma série de documentários referente ao mundo dos automóveis.

Serão 9 documentários que exibirão as fábricas de várias montadoras de automóveis de passeio, caminhões Carterpillar, caminhões de bombeiros, trailers Winnebago, carros de Fórmula 1, além dos bastidores da empresa UPS (a maior empresa de entregas do mundo).

Obtenha mais detalhes no site da National Geographic e veja os dias e horários da programação.
Link: http://www.natgeo.com.br/especiais/megamaquinas/index.asp

Veja a resenha de cada episódio obtido do site da National Geographic.


MASERATI
Neste episódio, veremos duas das marcas mais célebres da indústria automotiva: a Maserati e a Mercedes - cada qual produzindo uma versão singular do que existe de mais moderno.
Enquanto a Maserati oferece uma mistura atípica de luxo e desempenho com preço acessível, a Mercedes Benz traz um carro que não se tornou apenas um ícone, mas um veículo que será lembrado para sempre.


MERCEDES BENZ
Poucos carros conseguiram se tornar ícones automotivos. Menos carros ainda conquistaram a fama eterna. O Mercedes Benz 1954 300SL Gullwing realizou as duas façanhas e agora renasce como o novo Mercedes Benz AMG SLS 2010.
Neste episódio, veremos duas das marcas mais célebres da indústria automotiva: a Maserati e a Mercedes - cada qual produzindo uma versão singular do que existe de mais moderno.
Enquanto a Maserati oferece uma mistura atípica de luxo e desempenho com preço acessível, a Mercedes Benz traz um carro que não se tornou apenas um ícone, mas um veículo que será lembrado para sempre.


DODGE VIPER
O Viper é um super carro americano. No final de junho, serão fabricados os últimos 50 Vipers da atual geração.
E estaremos lá com acesso exclusivo à fábrica e às pessoas que acreditam que nunca se pode ter força ou velocidade suficiente.


DODGE CHALLENGER
O Dodge Challenger é uma lenda americana que renasce. Barulhento, com linhas curvas e bastante potência, a moderna versão do clássico dos anos 70 continua fiel às suas raízes, mas acrescenta a tecnologia e a engenharia do século XXI ao seu conjunto.
O Challenger ganha vida em duas fábricas: uma enorme linha de produção automatizada no Canadá transforma placas de metal em uma máquina veloz em 20 horas ou menos enquanto uma moderna fábrica no México produz o icônico motor Hemi que garante a potência da maioria dos Challengers.
Estas duas fábricas de última geração reúnem tantas emoções quanto os carros que fabricam.


CARROS DE FÓRMULA 1
Richard Hammond revela as surpreendentes conexões da engenharia por trás das encantadoras aparições dos carros de Fórmula 1.
Com uma potência de 800 cavalos de puro sangue, um carro de Fórmula 1 custa milhões de libras para ser projetado e construído e requer toda uma equipe para garantir que funcione. Mas por trás de todas as dificuldades está uma surpreendente peculiaridade de seu propósito: correr o mais rápido possível em uma pista por duas horas em um domingo.
Atingir grandes velocidades requer um motor construído com precisão, algo inspirado em um canhão revolucionário. Em velocidades como as da Fórmula 1, manter os pneus no solo é uma grande tarefa.
Para isso, os engenheiros tiveram de recorrer aos antigos marinheiros e suas velas triangulares a fim de evitar que os carros alcem vôo.
Richard visita um ferreiro para ver como espadas antigas ajudam a fazer pneus fortes e leves a partir de um metal altamente inflamável. A Rolls Royce foi pioneira em um novo material para pás de turbinas de motores a jato, algo que também torna os carros de Fórmula 1 leves, fortes e seguros.
E a mesma linha extraordinária utilizada na fabricação de coletes à prova de bala mantém o combustível seguro em um carro de Fórmula 1, mesmo durante acidentes em alta velocidade.


SUPER ENTREGAS: UPS
Quando é preciso enviar uma encomenda de um dia para o outro ou até mesmo em questão de horas, milhões de pessoas contam com a UPS, que movimenta quatro bilhões de encomendas por ano.
Neste episódio conheceremos o maior e mais eficiente sistema automatizado de entregas do mundo. Mais do que um correio, a UPS é uma rede de transporte de proporções incríveis, com centro meteorológico, simulador de vôo para treinamento e a oitava maior frota aérea do planeta.
E no coração de tudo isto está sua instalação mais moderna, situada em Louisville, Kentucky. Trata-se de um local de 4 milhões de metros quadrados de intensa atividade e que opera 24 horas de segunda a segunda - uma maravilha tecnológica singular.


CAMINHÕES CARTERPILLAR
Um caminhão do tamanho de uma casa de dois andares, com capacidade de carga de 380 toneladas, mais de 7 metros de altura e 3.550 cavalos (mais do que 30 Ferraris). Trata-se do colossal 797B, o maior caminhão para mineração do mundo.
Construído em Decatur, em Illinois, ele movimenta grandes volumes de carga a baixo custo. Mas como se constrói um caminhão deste porte? É preciso uma fábrica especializada onde tudo é igualmente gigantesco, dos cortadores a plasma aos equipamentos de solda e torção.
Imagine instalar uma roda de mais de três metros ou um motor maior do que um carro. Neste episódio, acompanharemos a fabricação deste mega caminhão da Catterpillar.


CAMINHÃO DE BOMBEIROS
É necessário uma Super Fábrica para construir este moderno caminhão de bombeiro. De lasers de última geração a guindastes potentes, ninguém faz isso melhor do que a Pierce Manufacturing.
A empresa é responsável pela criação do caminhão de bombeiro supremo: o modelo Heavy Duty Ladder, de 30 metros. Esta "usina de força" de combate a incêndio é polivalente, podendo alcançar 30 metros e lançar dois mil galões de água por minuto.
Para completar ele possui instrumentos de grande precisão, inovações de segurança e suspensão superior - itens que estão levando este tipo de veículo a um alto nível de tecnologia.


TRAILERS WINNEBAGO
A Winnebago é a casa móvel dos americanos. E as pessoas esperam perfeição de cada trailer que é montado em sua fábrica de 400 mil metros quadrados em Forest City, Iowa. Ali, cada centímetro de um trailer Winnebago é construído para a vida na estrada.
E eles são projetados e fabricados cuidadosamente - por dentro e por fora - em uma linha de montagem de 300 metros. Seu modelo mais colossal é o Vectra. Com 120 metros quadrados de espaço, trata-se de uma verdadeira revolução na indústria dos trailers.
O novo design de seu chassi inclui até mesmo um espaço inferior de 67 metros cúbicos. Além de tudo, o Vectra também é uma máquina veloz, podendo atingir 120 km/h na estrada.
 
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