A Toyota lançou oficialmente o Corolla 2012.
O Sedã estará liberado para vendas a partir do dia 29 deste mês, e para continuar liderando as vendas na categoria, o novo Corolla 2012 recebeu algumas modificações no visual externo, interno, motorização e mais itens de conforto.
O que mudou no Corolla 2012, segundo a Toyota.
DESIGN
Enfatizar a jovialidade do Corolla, atraindo um público consumidor cada vez mais dinâmico para o modelo, foi a proposta da Toyota na reestilização do veículo. A evolução no desenho está em cada detalhe do produto.
Na frente, as mudanças acentuaram as linhas curvilíneas do capô. O Corolla 2012 apresenta nova grade dianteira, maior e com filetes centrais mais finos e elegantes em comparação com o modelo anterior, que destacam a insígnia da Toyota. O para-choque frontal está mais proeminente e avança em direção ao conjunto óptico, contornando os faróis. Na parte inferior do para-choque, a entrada de ar está mais larga e a moldura dos faróis de neblina foi verticalizada, itens que ressaltam a modernidade das novas linhas e criam um visual mais imponente e harmônico com todo o conjunto dianteiro.
Na lateral, as rodas de liga leve das versões GLi e XEi e da versão top de linha Altis foram redesenhadas e estão mais elegantes e modernas. Para as versões GLi e XEi, a roda de liga leve de cinco pontos mostra agora duas superfícies sobrepostas que transmitem a sensação de movimento mesmo com o veículo estático. Já a roda de liga leve do Altis traz vincos nos seus raios, o que também aguça a percepção de dinâmica para quem observa o veículo estacionado e contribui para a elegância da versão.
As mudanças na traseira são as mais profundas. As lanternas do Corolla 2012 têm um novo set de distribuição das lâmpadas. A moldura da placa está mais ampla, e a moldura que sobrepõe a tampa do porta-malas ocupa praticamente toda a superfície da tampa traseira. Nas versões XEi e Altis, a Toyota adotou lanternas com LED, que visam reforçar o apelo de tecnologia e sofisticação.
MOTOR
A grande novidade técnica da linha Corolla 2012 é a introdução de uma nova família de motores para as versões XLi e GLi. Ambas agora são equipadas com um propulsor 1.8L 16V Dual VVT-i Flex, que substitui o 1.8L VVT-i Flex. De construção leve e compacta e com alta rigidez, o novo motor tem concepção similar aos motores 2.0L 16V Dual VVT-i Flex, introduzidos na linha Corolla no ano passado, também adotando bloco, cárter e cabeçote de alumínio.
A potência máxima para as versões 1.8L, com a utilização de álcool, subiu de 136 cv a 6.000 rpm para 144 cv a 6.000 rpm. Com gasolina, a potência cresceu de 132 cv a 6.000 rpm para 139 cv a 6.000 rpm. O torque também foi elevado de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm para 18,6 kgf.m a 4.800 giros (com álcool) e de 17,3 kgf.m a 4.200 rpm para 18 kgf.m a 4.400 giros (com gasolina).
O motor 2.0L 16V Dual VVT-i presente nas versões XEi e Altis permanece com potência de 153 cv, com álcool, e de 142 cv, com gasolina, nas duas configurações atingidas a 5.800 rpm, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m (álcool) e 19,8 kgf.m (gasolina) a 4.000 rpm.
A taxa de compressão para toda a gama de motores da linha Corolla 2012 é 12,0:1, que otimiza a performance com álcool. Anteriormente, os propulsores 1.8L tinham taxa de compressão de 10,0:1.
Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, os motores 1.8L 16V Dual VVT-i e 2.0 16V Dual VVT-i Flex da Toyota utilizam velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. Também se fazem presentes nos motores componentes que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para melhora do consumo.
O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão aos motores da linha Corolla 2012 um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento.
O grande diferencial desses motores, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i). A diferença do Dual VVT-i para o VVT-i é que o comando variável de abertura de válvula se faz presente nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, enquanto que no VVT-i apenas as válvulas de admissão têm funcionamento inteligente. O resultado se reflete em melhor desempenho e menor consumo e nível de vibração e ruído.
Outro destaque técnico do Corolla 2012 é o ar-condicionado com compressor de volume variável, que permite um gerenciamento mais eficiente do sistema e consequente funcionamento linear do equipamento, captando menos energia do motor. O resultado dessa alteração é a melhora no consumo de combustível e do conforto na cabine.
Sistema da direção elétrica e ajuste de suspensão têm acertos específicos de acordo com a motorização que permitem ao condutor dirigir o Corolla com o melhor balanço entre conforto e desempenho.
NOVA TRANSMISSÃO
Com relação à transmissão, linha Corolla 2012 traz como novidade a introdução do novo câmbio manual de seis velocidades, que equipa as versões 1.8L Dual VVT-i Flex (XLi e GLi). Essa transmissão tem uma relação de marchas equilibrada para trabalhar em sintonia com o novo motor com duplo comando de válvulas variável, proporcionando excelente desempenho e suavidade na condução do modelo.
Adicionalmente ao novo câmbio manual de seis velocidades, a linha Corolla 2012 tem como carro-chefe dois tipos de transmissão automática de quatro velocidades, com escalonamento e gerenciamento de marchas e construção adequadas para cada um dos motores: 1.8L Dual VVT-i Flex e 2.0L Dual VVT-i Flex. Em comum, as caixas trazem a tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission), que analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito, etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzindo o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.
A diferença das transmissões é que, no caso dos modelos equipados com motor 2.0L Dual VVT-i Flex, há opção de trocas seqüenciais por meio da própria alavanca de câmbio na posição “S” ou ainda por meio de borboletas localizadas atrás do volante.
DESEMPENHO
A renovação da linha Corolla 2012 proporcionou ao sedã médio da Toyota melhorias substanciais de desempenho e consumo, nas versões 1.8L 16V Dual VVT-i. Testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia aferiram evolução na aceleração de zero a 100 km/h. Considerando a versão GLi equipada com câmbio automático, o modelo anterior, com álcool, precisava de 12,58 segundos para cumprir a prova, contra 12,17 segundos utilizados pelo novo modelo. A aceleração de zero a 100 km/h das versões 2.0L Dual VVT-i Flex é feita em 11,6 segundos.
Na retomada de 60 km/h a 100 km/h, o Corolla 1.8L anterior precisava de 8,67 segundos, contra 8,40 segundos necessários para o modelo similar da linha 2012. O número aferido para o Corolla 2.0L nessa prova foi 7,55 segundos.
O consumo urbano também melhorou. Considerando as versões 1.8L com a utilização de álcool, a evolução foi de 6,43 km/l, na versão comercializada até então, para 7,46 km/l de média, na versão à venda a partir de agora. Com relação ao consumo rodoviário, também com álcool, os números foram ainda melhores, com desempenho saltando de 9,97 km/l para 10,95 km/l. O consumo das versões 2.0L com álcool são: 6,17 km/l em rodagem urbana e 10,17 km/l em estrada.
Os testes realizados seguem o padrão do Instituto Mauá de Tecnologia e foram feitos com o ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo.
EQUIPAMENTOS E INTERIOR
O interior do Corolla ficou mais refinado. A Toyota adotou um novo padrão de tecido para o banco das versões XLi e GLi, mais elegante e bonito. As partes plásticas na tonalidade cinza das versões XLi, GLi e XEi estão mais claras e a parte superior do painel ficou mais escura, compondo um visual harmônico com o interior do veículo. Para a versão Altis, o acabamento em padrão madeira também foi escurecido, proporcionando um contraste sofisticado com o acabamento bege Premium.
A nova lista de equipamentos do Corolla o torna ainda mais atrativo. A versão de entrada XLi, a partir de agora, oferece como item de série alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h e entrada auxiliar no sistema de som. As maiores novidades, no entanto, estão concentradas nas versões XEi e Altis. Ambas trazem, a partir da linha 2012, conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4 no sistema de som e Bluetooth com reprodução da agenda telefônica no visor do CD Player. O modelo top de linha Altis se diferencia pela exclusividade de possuir a câmera de visão traseira, que é automaticamente acionada assim que o motorista engata à marcha à ré, reproduzindo a com amplitude a visão do motorista em manobras no retrovisor interno.
Com a inclusão das novidades, a lista de equipamentos da linha Corolla 2012 continua a oferecer tudo o que motorista e passageiro precisam para uma vida confortável a bordo, sendo uma das mais completas do segmento.
Desde a versão de entrada XLi, o Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central -dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.
Destaque na lista de conveniência, também disponível na versão de entrada, para o sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player com entrada auxiliar, que reproduz arquivos de MP3 e WMA. Nesta versão, quatro alto-falantes de última geração garantem uma acústica perfeita.
A versão GLi é ainda mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal há sistema ABS de freios.
Outros itens importantes compõem a lista do Corolla GLi, como painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.
O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex oferece o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.
O Corolla mais requintado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenon com regulagem automática de altura e lavador.
SUSPENSÃO E RODAS
A suspensão dianteira do Corolla é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto.
A suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional).
As rodas que equipam o Corolla 2012 são de liga leve, medindo 16 polegadas e revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.
CORES
As cores disponíveis para a linha Corolla são: Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Austral, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Urano e Azul Cosmos.
PREÇOS
Corolla Altis 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 86.570,00
Corolla XEi 2011 2.0 16V Dual VVT-i Flex A/T: R$ 76.770,00
Corolla GLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex A/T: R$ 70.570,00
Corolla GLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex M/T: R$ 67.070,00
Corolla XLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex A/T: R$ 67.570,00
Corolla XLi 2011 1.8 16V VVT-i Flex M/T: R$ 63.570,00
Imagens: Divulação/Toyota.