Dualogic, I-Motion, Easytronic ... esses são alguns dos sistemas de câmbio automotizado/robotizado que Fiat, VW e Chevrolet equipam em seus carros para atrair consumidores a procura de conforto, lembrando que esses sistemas não são e nem tem a mesma eficiência dos câmbios automáticos para troca de marchas.
A percepção ou solavancos já eram comportamentos detectados por condutores em veículos equipados com câmbio automatizado, mas proprietários de carros da Fiat começaram também a se queixar de falhas no sistema.
Em declaração à Revista Quatro Rodas, um proprietário reclamou que ao reduzir a velocidade o câmbio se comportava como se estivesse em ponto morto e não passava mais de marcha, só voltava ao normal quando desligava o carro e somente depois de religar o sistema voltava a funcionar. Outro proprietário também declarou que percorrendo uma avenida o carro parou e sinalizou uma avaria no painel, em outra situação foi necessário desligar e religar o carro para o câmbio voltar ao normal.
A Fiat não admite erros no sistema, mas orienta a Rede de atendimento proceder ajustes em modelos que atingem quase 40.000 unidades.
Os ajustes envolvem troca de componentes, calibração da injeção eletrônica e reprogramação do software que controla o sistema.
Veja a lista de modelos com necessidade de ajuste no câmbio automatizado Dualogic.
Idea 3.359 unidades
Palio 19.838 unidades
Weekend 6.088 unidades
Siena 8.259 unidades
Stilo 815 unidades
Linea 848 unidades
Veja a reportagem na íntegra no site da Quatro Rodas.
Link: http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/cambio-dualogic-fiat-626565.shtml