É muito mais comum do que se possa imaginar o número de pessoas que não se preocupam pelo tipo de câmbio automático na hora de comprar um carro.
As vezes pelo impulso da compra ou pela vontade de abandonar o câmbio manual, proprietários não se atentam pela parte técnica e vantagens que cada tipo de câmbio automático possa produzir em termos de conforto num trânsito intenso ou uma longa viagem.
Muitos acham que câmbio automático é igual em qualquer carro, afinal o nome do recurso já sugere o conforto(se é automático não preciso passar marcha!). É até compreensível para a maioria dos consumidores o desconhecimento técnico de cada câmbio, os termos técnicos e nomes que cada montadora batiza o sistema de troca de marchas são variáveis e confusos.
Lendo o Blog da Autoesporte, o Jornalista Daniel Messeder explica quais os tipos de câmbio automático e o mais importante, as vantagens e desvantagens que cada sistema possui.
Messeder explicou basicamente assim os câmbios automáticos.
- Tiptronic/Geartronic/Steptronic: São tipos de câmbios comuns com conversor de torque, é possível também trocar marchas com toques na própria alavanca e borboletas atrás do volante;
- DSG/S-tronic: De tecnologia avançada e usado em carros de alta performance como Porsche, Ferrari e Lamborghini. Não possui conversor de torque, mas é equipado com dupla embreagem que possibilita troca de marchas mais rápido e quase imperceptíveis. É possível também fazer trocas na alavanca e borboletas no volante;
- CVT: Neste sistema não há troca de marchas, correias se movimentam e funcionam de forma continua em polias cônicas. Tem como vantagem o conforto, como não existe troca de marchas, trancos e solavancos não existem.
Veja a reportagem completa e entenda mais sobre os sistemas de câmbio automático.
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