A Abeiva - Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores divulgou os dados das vendas dos carros importados no mês de setembro, mesmo com a medida do Governo Federal taxando 30% de IPI sobre veículos de outros países(exceto Argentina, Uruguai e México), as vendas subiram 10,5% em relação ao mês anterior.
A medida de reajuste em 30% de IPI ocorreu no meio de setembro, Argentina, Uruguai e México escaparam da taxação por conta de acordos comerciais.
Segundo a Abeiva o aumento do IPI não foi capaz de atingir totalmente as vendas em setembro, praticamente dois motivos influenciaram na alta. A rápida procura dos consumidores para escapar do aumento no preço do carro e estoque suficiente para atender a demanda ainda com preço antigo.
Nem todos os associados da Abeiva conseguiram alta nas vendas, das 27 marcas sete sofreram retração. O Presidente da entidade prevê dificuldade dos importadores e queda nas vendas nos próximos meses.
Os números.
Em setembro foram emplacados 22.569 veículos contra 20.420 em agosto, alta de 10,5%. Na comparação a setembro de 2010, a alta foi de 90,8% quando foram emplacados apenas 11.826 veículos. No acumulado janeiro-setembro/2011 a alta foi de 108,9% em relação ao mesmo período de 2010.
Fonte: FENABRAVE
Link: